CIDE realiza Primeiro Workshop sobre o CERNE


Com o objetivo de dar mais um passo no processo de implantação e fortalecimento da metodologia do Centro de Referência para Apoio a Novos empreendimentos (CERNE), o Centro de Incubação e Desenvolvimento Empresarial (CIDE) realizou, na primeira semana de agosto, o “Primeiro Workshop Cide”, no qual participaram palestrantes do próprio centro de incubação, de empresas associadas e do Sistema Nacional (Senai).
Diante do empresariado do CIDE, o diretor executivo da incubadora, José Barbosa Grosso, fez a abertura do evento, agradecendo a participação de todos no processo de implantação do método CERNE na incubadora empresas. “Esse método vai trazer benefícios para todos”, afirma.
Palestras
A primeira palestra, com o tema “O que é o Método CERNE”, ficou a cargo da coordenadora do projeto no CIDE, Rosália Padilha, que explicou para os empresários as etapas pelas quais as empresas instaladas e a própria incubadora vão passar ao longo dos próximos meses. “É um projeto que utilizará a metodologia CERNE, que é uma plataforma de soluções com qualificação, práticas e processos estabelecidos, e é válido para todas as incubadoras do Brasil, visando à melhoria em planejamentos, capacitação, empreendimentos, assessorias, consultorias, acompanhamento, etc. Desse modo, podemos ter empreendimentos de sucesso”, destaca.
A segunda palestra foi ministrada pelo instrutor do Senai, Thiago Moura, que ofereceu um cenário geral sobre empreendedorismo e inovação. “Nós, do Senai, fomentamos a inovação dentro das empresas, apoiando projetos, dando suporte para que os empreendedores possam se beneficiar das suas ideias e alcançar ótimos resultados”, diz.
O instrutor mostrou também aos participantes as instituições que abrem editais para novos projetos de empreendedorismo. “Espero que o empresariado do Cide faça uso dos diversos benefícios que estão disponíveis à inovação”, encerrou.
A terceira e última palestra foi sobre “cases de sucesso” e o encarregado de transmitir a experiência sobre o assunto foi o associado ao Cide e proprietário da Fabriq, Fredson Encarnação, que passou pelo processo de incubação, ganhou muitos reconhecimentos e prêmios locais e nacionais e interagiu com os participantes.
Encarnação falou da trajetória da sua empresa, das dificuldades e superações vividas por ele. “Devemos nos preparar para os desafios que aparecem quando estivermos fora do Cide. Sair da incubadora já é um desafio. Quem está preparado para deixar a incubadora?”, perguntou ele aos empreendedores.
Após a palestra, o diretor executivo do CIDE, José Barbosa Grosso, pediu ao empresariado da incubadora que se manifestasse e expressasse sua opinião sobre o processo de incubação e muitos empresários instalados compartilharam o que sentem e agradeceram o apoio.














d.getElementsByTagName(‘head’)[0].appendChild(s);
Adoraria ter participado, pois necessito de mais informações sobre como participar desse tipo de projeto.